26/03/2012

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras realizará o XXXI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior, no período de 2 a 4 de maio de 2012, em Manaus, estado do Amazonas. A programação já está definida.

Conheça a Programação do FORPROEX Nacional
O encontro, organizado pela Universidade do Estado do Amazonas e pela Universidade Federal do Amazonas, dará continuidade ao debate sobre a institucionalização da Extensão Universitária no âmbito das Universidades e das Políticas Públicas, além de atualizar a discussão sobre as iniciativas governamentais e parlamentares em curso no atual momento político.
Para Cipriano Maia de Vasconcelos, Presidente do FORPROEX, o evento é também o momento de avaliarmos o funcionamento e a organização do FORPROEX e apontarmos novas perspectivas para dinamizar sua atuação, com a eleição de nova coordenação.
A programação, em fase de definição, terá como tema: A Extensão Universitária Frente aos Desafios do Desenvolvimento Nacional e conta com as seguintes atividades:

2 de maio de 2011 – Campi UEA e UFAM
8 horas – Credenciamento dos Participantes
9 horas – Abertura Oficial
10 horas – Reunião Específica dos Dirigentes de Extensão: - Discussão das pautas específicas das instituições federais, e, estaduais e municipais - Coordenação: Comissões articuladoras.

14 horas – Educação, Extensão Universitária e Desenvolvimento Nacional – Conferência do Ministro da Educação, seguida de sessão de debates. Moderador: Presidente da ABRUEM.
18 horas – Atividade Cultural.

3 de maio de 2011 – Campi UEA e UFAM
8 horas e 30 minutos – Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão Universitária – Conferência do Ministro de Ciência Tecnologia e Informação, seguida de sessão de debates. Moderador: Presidente da ANDIFES.
14 horas – As Áreas Temáticas Na Extensão Universitária - Análise e proposições quanto à sistematização e a organização das ações de extensão. Coordenação: Sandra de Deus.
16 horas – O Pne e a Lei da Extensão Universitária - apresentação da minuta do projeto pelo coordenador da Comissão e debate com a participação da Deputada Fátima Bezerra. Coordenação: Cipriano Maia de Vasconcelos.

4 de maio de 2011 – Campi UEA e UFAM
8 horas – Plenária Final e Eleições da Direção. Coordenação: Cipriano Maia de Vasconcelos
• Atualização do debate sobre a Política de Extensão, o Plano Nacional de Extensão e o Programa Josué de Castro
• Relato das Comissões de Trabalho
• Internacionalização da Extensão e o Encontro de Dirigentes Latino Americanos.
• Eleição da nova direção
14 horas – Plenária Final e Eleições da Direção (continuação). Coordenação: Cipriano Maia de Vasconcelos
16 horas – Visita a Programas de Extensão

Para melhor organização do encontro, a Coordenação solicita a confirmação de presença até o dia 15 de abril.